Com o intuito de incentivar e promover a qualificação de Grupos de Câmara brasileiros e internacionais, realizamos a cada edição a seleção de três grupos de câmara. Além de se apresentarem na programação artística do festival, realizarem coachs de música de câmara com nossos professores, participarem das oficinas e práticas de orquestra, os integrantes destes grupos serão considerados Bolsistas Integrais, ou seja, receberão gratuitamente a hospedagem e toda alimentação durante as noves diárias do evento.
Nesta edição, tivemos um total de 22 grupos inscritos de países como Costa Rica, Uruguai, Chile e Brasil. Destes, a direção artística do festival selecionou três, considerando questões como a formação instrumental, repertório proposto, histórico, nível técnico e interpretativo. Com base nisto, anunciamos que os vencedores foram os grupos: Quarteto Zahir, de São Paulo, Quinteto Acauã, da Bahia, e Aukan Wind Quintet, de Santiago, do Chile.
O Quarteto Zahir é formado por membros da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, e também da Academia da OSESP, com idades entre 19 a 21 anos. O grupo já participou de festivais como Gramado in Concert e Campos do Jordão e apresenta-se com frequência em eventos de São Paulo. Seus integrantes participam constantemente de masterclasses com grandes nomes da música erudita nacionais e internacionais. Dentre os repertórios tocados destacam-se peças de Mendelssonh, Shostakovich, Nepomuceno e Villa Lobos.
O Quinteto Acauã foi formado por jovens de Teixeira de Freitas, na Bahia, com o intuito de promover a música brasileira. Em sua proposta de repertório para Gramado, sugere um conjunto de peças do movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna. A filosofia Armorial visa a valorização da cultura nacional, com foco nas Artes Nordestinas e suas raízes populares (literatura, dança, pintura, música, etc.). O grupo tem realizado várias apresentações em sua cidade e região, sendo convidado para entrevistas em diversos meios de comunicação. Apresentou-se também no 2º Festival de Verão de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e no auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão-SP.
O grupo Aukan Wind Quintet foi criado no início de 2023 e é formado por músicos dos Conservatórios da Universidade do Chile e da Pontificia Universidad Católica, com o objetivo de compartilhar e promover o trabalho de música de câmara para quinteto de sopros a partir do conhecimento e do intercâmbio cultural da música mundial. O grupo possui uma interessante capacidade de timbres e cores, explorando e se inserindo nos mais diversos estilos musicais. Indo da música tradicional europeia à música latino-americana. Apesar de sua recente criação, o quinteto já participou de vários eventos, como audições na Universidade do Chile, concertos na Sala Isidora Zegers e concertos educacionais em diferentes escolas da Região Metropolitana de Santiago, Chile.
A direção artística do festival parabeniza os grupos vencedores e agradece a todos os inscritos. O quantitativo e a abrangência das inscrições demonstra o quanto esse edital é importante. A música de concerto precisa de incentivo e dar espaço aos grupos de câmara é um passo importante no auxílio a profissionalização destes músicos.
Comments