O FESTIVAL
O melhor da música erudita numa linda cidade
Imagine desfrutar das belezas naturais e arquitetônicas, atrativos turísticos, da gastronomia e da hotelaria de uma das mais lindas cidades brasileiras e, além disso, poder ouvir o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Esta é a proposta do Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, que entre 01 e 08 de fevereiro de 2025 oferecerá uma intensa Programação Artística em sua décima primeira edição.
Orquestra Sinfônica A do VI Gramado in Concert
Quinteto de Metais da UFC e o Maestro Cosminho (mascote do evento)
Uma Edição Especial
Neste ano teremos uma edição especial, única e cheia de emoção no coração de Gramado, o XI Gramado In Concert, que vai acontecer nos dias 01 a 08 de fevereiro de 2025, será integralmente realizado no centro, contando com programações na Rua Coberta e no Expogramado. Teremos a participação de 200 estudantes, sendo 40 para a oficina de Canto Coral, 10 para a oficina de Regência Coral, 20 integrantes de 4 grupos de câmara e 130 integrantes de 3 orquestras convidadas, contemplando aí instrumentistas de cordas, sopros e percussão. Para orientá-los o evento contará com uma equipe de 12 membros, incluindo professores, maestros e pianista, conforme pode ser conferido na aba Equipe.
Classe de Flautas do VI Gramado in Concert
Classe de Contrabaixos do VI Gramado in Concert
Descobrindo Novos Talentos
Com o intuito de incentivar jovens músicos e compositores, realizamos nos anos anteriores sete edições do Concurso de Composição Erudita e cinco edições do Concurso Jovens Solistas. Nesta teremos um hiato destes concursos, mas os retomaremos no XII Gramado in Concert. Confira abaixo algumas imagens de edições anteriores
Carlos Leandro Nascimento da Silva, vencedor do V Concurso Jovens Solistas com a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk
Fernando da Silva Brito, vencedor do VII Concurso de Composição Erudita com o coordenador Dimitri Cervo
Incentivo à Música de Câmara
Todos os anos o festival tem oferecido a grupos de câmara nacionais e internacionais a possibilidade de inscreverem-se em um edital que permite aos vencedores participar das oficinas e práticas de orquestra do evento sem custos. Além disso, os grupos selecionados participam de coachs de música de câmara com os professores do evento e realizam apresentações no decorrer da programação artística do evento. Na décima primeira edição selecionaremos quatro grupos de câmara, cada qual com no mínimo três e no máximo sete integrantes. Todos eles serão considerados Bolsistas Integrais e receberão hospedagem e alimentação de maneira gratuita durante todo o evento. Você encontra mais informações na aba Editais.
Cia.sax de São Paulo apresentando-se no VI Gramado in Concert
Trío Haylli do Perú apresentando-se no VI Gramado in Concert
Quinteto de Sopros Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro apresentando-se no VI Gramado in Concert
A Direção Artística
Leandro Libardi Serafim nasceu em Gramado-RS, é doutor em música pela Université Laval no Canadá e em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é maestro membro da Federação Eurochestries, professor do Curso de Música da UFC onde atua como maestro da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica. Além disso, é coordenador pedagógico do Festival de Música da Ibiapaba e orienta trabalhos acadêmicos no Curso de Música da UERN em modalidade a distância.
Allan John Lino é diretor executivo e artístico da Orquestra Sinfônica de Gramado, Filarmônica Laje de Pedra/Kempinski e Diretor executivo e pedagógico do Instituto Acadêmico de Música de Gramado/ Orquestra Jovem. É graduado em gestão e licenciado em música, pós-graduado em educação musical e regência, foi Secretário da Cultura de Gramado entre 2017 e 2020.
Allan John Lino e Leandro L. Serafim, diretores artísticos do festival
Orquestra Sinfônica de Gramado,
um diferencial do evento
A Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) foi fundada em 2011 por Allan John Lino e desde então realiza concertos nos mais diversos palcos da cidade, da região e em outros estados. Faz parte de suas ações ainda, a promoção da educação musical e a qualificação de músicos gramadenses que possam vir a atuar profissionalmente no quadro da orquestra. Em 2014, a partir de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo de Gramado e OSG, criou-se o Gramado in Concert, realizado pela primeira vez em fevereiro de 2015 e que agora segue para a décima primeira edição. Em 2017 a OSG passou a ser administrada pela autarquia municipal de turismo Gramadotur, tendo como coordenador Júlio Cezar Wagner da Silva. Em 2021 voltou a ser administrada por Allan John Lino. A OSG completou 10 anos em 2021 e destaca-se por ser uma das mais importantes orquestras do sul do Brasil, tanto no que se refere à sua constante ampliação quanto ao nível artístico alcançado ao longo dos anos.
Orquestra Sinfônica de Gramado no VIII Gramado in Concert
GRAMADOTUR, a realizadora do evento
O Gramado in Concert foi criado em 2014 no âmbito da Secretaria de Turismo de Gramado, sob a gestão da Secretária Rosa Helena Volk. Após quatro edições, o festival passou a ser realizado pela Secretaria da Cultura de Gramado, sob a gestão do então secretário Allan John Lino. Na sétima edição, o festival voltou a ser realizado pela GRAMADOTUR, que está sendo presidida por Rosa Helena Volk, uma das grandes idealizadoras deste evento que cresce a cada ano, preenchendo os ouvidos de gramadenses e turistas com boa música aliada às belezas desta bela cidade.
O encanto dos eventos realizados em Gramado é único e a excelência deles é incontestável. Gramado é referência para o mundo quando se fala em realização de eventos, sejam eles de aspecto lúdico ou cultural. E é a Gramadotur, primeira autarquia de Turismo e Cultura, criada na região Sul do Brasil em 2012, a responsável pela sua realização.
Também faz parte de suas ações a coordenação do Centro de Exposições de Eventos Expogramado, local que sedia a autarquia. No Expogramado são realizadas feiras, eventos e exposições de grande porte, fundamentais também para o desenvolvimento econômico da cidade.