O FESTIVAL
O melhor da música erudita numa linda cidade
Imagine desfrutar das belezas naturais e arquitetônicas, atrativos turísticos, da gastronomia e da hotelaria de uma das mais lindas cidades brasileiras e, além disso, poder ouvir o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Esta é a proposta do Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, que entre 07 e 15 de fevereiro de 2025 oferecerá uma intensa Programação Artística em sua décima primeira edição.
Orquestra Sinfônica A do VI Gramado in Concert
Quinteto de Metais da UFC e o Maestro Cosminho (mascote do evento)
Além de entretenimento, uma oportunidade para aprender
Além das atrações artísticas, o evento recebe a cada ano, centenas de estudantes brasileiros e estrangeiros para os quais oferecemos oficinas dos mais variados instrumentos, práticas de orquestra e projetos especiais. Nesta edição o evento receberá 400 estudantes e quase 30 membros na equipe pedagógica, para conhecê-los.
Classe de Flautas do VI Gramado in Concert
Classe de Contrabaixos do VI Gramado in Concert
Descobrindo Novos Talentos
Com o intuito de incentivar jovens músicos e compositores, realizamos nos anos anteriores sete edições do Concurso de Composição Erudita e cinco edições do Concurso Jovens Solistas. Assim, dando continuidade a estes importantes projetos, realizaremos o VIII Concurso de Composição Erudita sob coordenação de Dimitri Cervo e o VI Concurso Jovens Solistas sob coordenação de Leandro L. Serafim. Confira abaixo algumas imagens de edições anteriores:
Carlos Leandro Nascimento da Silva, vencedor do V Concurso Jovens Solistas com a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk
Fernando da Silva Brito, vencedor do VII Concurso de Composição Erudita com o coordenador Dimitri Cervo
Incentivo à Música de Câmara
Todos os anos o festival tem oferecido a grupos de câmara nacionais e internacionais a possibilidade de inscreverem-se em um edital que permite aos vencedores participar das oficinas e práticas de orquestra do evento sem custos. Além disso, os grupos selecionados participam de coachs de música de câmara com os professores do evento e realizam apresentações no decorrer da programação artística do evento. Na décima primeira edição do evento estaremos selecionando três grupos de câmara, cada qual com no mínimo três e no máximo sete integrantes, somando um total máximo de até 15 integrantes. Você encontra mais informações na aba Editais.
Cia.sax de São Paulo apresentando-se no VI Gramado in Concert
Trío Haylli do Perú apresentando-se no VI Gramado in Concert
Quinteto de Sopros Lorenzo Fernandez do Rio de Janeiro apresentando-se no VI Gramado in Concert
A Direção Artística
Leandro Libardi Serafim nasceu em Gramado-RS, é doutor em música pela Université Laval no Canadá e em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é maestro membro da Federação Eurochestries, professor do Curso de Música da UFC onde atua como maestro da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica. Além disso, é coordenador pedagógico do Festival de Música da Ibiapaba e orienta trabalhos acadêmicos no Curso de Música da UERN em modalidade a distância.
Allan John Lino é diretor executivo e artístico da Orquestra Sinfônica de Gramado, Filarmônica Laje de Pedra/Kempinski e Diretor executivo e pedagógico do Instituto Acadêmico de Música de Gramado/ Orquestra Jovem. É graduado em gestão e licenciado em música, pós-graduado em educação musical e regência, foi Secretário da Cultura de Gramado entre 2017 e 2020.
Allan John Lino e Leandro L. Serafim, diretores artísticos do festival
Orquestra Sinfônica de Gramado,
um diferencial do evento
A Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) foi fundada em 2011 por Allan John Lino e desde então realiza concertos nos mais diversos palcos da cidade, da região e em outros estados. Faz parte de suas ações ainda, a promoção da educação musical e a qualificação de músicos gramadenses que possam vir a atuar profissionalmente no quadro da orquestra. Em 2014, a partir de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo de Gramado e OSG, criou-se o Gramado in Concert, realizado pela primeira vez em fevereiro de 2015 e que agora segue para a décima primeira edição. Em 2017 a OSG passou a ser administrada pela autarquia municipal de turismo Gramadotur, tendo como coordenador Júlio Cezar Wagner da Silva. Em 2021 voltou a ser administrada por Allan John Lino. A OSG completou 10 anos em 2021 e destaca-se por ser uma das mais importantes orquestras do sul do Brasil, tanto no que se refere à sua constante ampliação quanto ao nível artístico alcançado ao longo dos anos.
Orquestra Sinfônica de Gramado no VIII Gramado in Concert
GRAMADOTUR, a realizadora do evento
O Gramado in Concert foi criado em 2014 no âmbito da Secretaria de Turismo de Gramado, sob a gestão da Secretária Rosa Helena Volk. Após quatro edições, o festival passou a ser realizado pela Secretaria da Cultura de Gramado, sob a gestão do então secretário Allan John Lino. Na sétima edição, o festival voltou a ser realizado pela GRAMADOTUR, que está sendo presidida por Rosa Helena Volk, uma das grandes idealizadoras deste evento que cresce a cada ano, preenchendo os ouvidos de gramadenses e turistas com boa música aliada às belezas desta bela cidade.
O encanto dos eventos realizados em Gramado é único e a excelência deles é incontestável. Gramado é referência para o mundo quando se fala em realização de eventos, sejam eles de aspecto lúdico ou cultural. E é a Gramadotur, primeira autarquia de Turismo e Cultura, criada na região Sul do Brasil em 2012, a responsável pela sua realização.
Também faz parte de suas ações a coordenação do Centro de Exposições de Eventos Expogramado, local que sedia a autarquia. No Expogramado são realizadas feiras, eventos e exposições de grande porte, fundamentais também para o desenvolvimento econômico da cidade.